terça-feira, 30 de outubro de 2012


Cientistas captam a mais nítida imagem de um buraco negro

Astrônomos conectaram três radiotelescópios ao redor do mundo para formar imagem dois milhões de vezes mais nítida que a visão humana. Astro registrado é o coração de uma galáxia a cinco bilhões de anos-luz.

Os radiotelescópios revelaram o coração do quasar 3C 279, uma galáxia na constelação de Virgem. O buraco negro presente em seu núcleo tem uma massa um bilhão de vezes superior a do Sol. A resolução obtida é tão precisa que permite a observação de nuances em escalas menores que um ano-luz.
As observações representam um passo importante no sentido de obter imagens de buracos negros de grande massa e das regiões que os rodeiam. No futuro, os astrônomos querem ligar entre si ainda mais telescópios, de modo a criar o chamado ‘Telescópio de Horizonte de Eventos’.
O Telescópio de Horizonte de Eventos será capaz de obter imagens da sombra do buraco negro que se encontra no centro da Via Láctea, assim como de outros em galáxias próximas. A sombra – uma região escura vista em contraste contra um fundo mais brilhante – é causada pela curvatura da luz devido ao buraco negro e seria a primeira evidência direta da existência do horizonte de eventos de um buraco negro, a fronteira a partir da qual nem mesmo a luz consegue escapar.
Técnica – As imagens foram geradas a partir de uma técnica chamada interferometria, que permite que vários telescópios distantes trabalhem em conjunto como se fossem um só. Quanto mais distantes, maior é a definição desse telescópio gigante criado a partir de outros.
observações do quasar, é como se os cientistas tivessem construído um gigantesco radiotelescópio triangular, com vértices no Havaí, Arizona e Chile. As distâncias intercontinentais são de 9.447 quilômetros do Chile ao Havaí, 7.174 quilômetros do Chile ao Arizona e 4.627 quilômetros do Arizona ao Havaí.
Fonte: VEJA.com
Postar um comentário

SERÁ QUE OS OVOS DE CASCA ESCURA SÃO MAIS SAUDÁVEIS DO QUE OS BRANCOS? A ideia de "não julgar um livro pela sua capa" pode func...