domingo, 7 de outubro de 2012


“Barriga de chope” pode causar impotência sexual.

barriga-gordura-abdominal






Sabe aquela barriguinha de chope, presente em grande parte dos homens brasileiros? Ela pode trazer, além de problemas como colesterol, pressão alta e diabetes, uma consequência que não é desejada por homem nenhum: a impotência sexual.
Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia com 5 mil homens mostrou que 51% estão acima ou muito acima do peso e 37% assumem que usam remédios para ereção.
O endocrinologista Flávio Rosalém explica que já é comprovado cientificamente que a barriga está, sim, associada à diminuição da performance sexual. “A gordura visceral tem relação com um outro problema, chamado síndrome metabólica, que envolve uma série de alterações no organismo: aumento do triglicerídeo e colesterol, favorecimento do desenvolvimento de diabetes, aumento do risco de hipertensão e infarto do miocárdio. Agora já se chegou à conclusão de que essa gordura atua também na redução da produção e da ação da testosterona”, observa o médico.
A redução desse hormônio leva a sintomas como a diminuição da libido e a impotência sexual.
Tamanho
A chance de ter impotência é maior em homens que têm a circunferência abdominal maior que 94 centímetros, principalmente se eles tiverem mais que 40 anos.
O médico observa que os principais sintomas da diminuição da testosterona são redução da libido, disfunção erétil, perda de massa muscular, cansaço e, depois de um tempo, perda de massa óssea.
Para detectar o problema e tratá-lo antes de ter consequências mais sérias, o ideal é fazer um check-up anual, principalmente depois dos 40 anos.
De olho na saúde
SÍNDROME METABÓLICA
Alterações
A “barriguinha de chope” esconde, geralmente a gordura visceral, que causa um problema chamado síndrome metabólica. Ela causa uma série de alterações no organismo: aumento de triglicerídeos e colesterol, favorecimento do desenvolvimento de diabetes, aumento do risco de hipertensão e infarto e agora chegou-se à conclusão de que ela também reduz a produção e a ação da testosterona.
SINTOMAS
Baixa de testosterona
Níveis baixos de testosterona em homens causam sintomas como redução da libido, disfunção erétil, cansaço, perda de massa muscular e massa óssea.
PREVENÇÃO
Exames
Para detectar o problema e prevenir consequências mais sérias, o ideal é fazer um check-up anual, que deve incluir exames de colesterol, triglicerídeos, glicemia, testosterona total, SHBG, albumina, prolactina e o hemograma completo. [Gazeta Online]
Postar um comentário

MELHORE SUA ATENÇÃO: VEJA 10 ALIMENTOS QUE AJUDAM SEU CÉREBRO A RENDER MAIS Nem sempre nós conseguimos ter hábitos que nos ajudam a mant...