quinta-feira, 25 de outubro de 2012


A Evolução do Windows (Windows 1.0 ao Windows 8)


10251170


Microsoft Windows - 27 anos de história

Após 27 anos do seu lançamento, o sistema operacional Windows 8 será lançado agora no dia 26 de outubro, com uma aparência totalmente renovada, onde se apresenta com duas interfaces: o estilo Metro, com elementos grandes e acessíveis ao toque, e sob o nome de Área de Trabalho com estilo bem semelhante ao Windows 7, para melhor operação com teclado e mouse.
windows-8-metro1
Porém, antes de falarmos mais sobre a nova versão do Windows, vamos dar uma pincelada na linha do tempo descrevendo um pouco cada versão deste polêmico e maravilhoso sistema operacional…

Windows – Linha do Tempo

Abaixo vamos descrever um pouquinho sobre as principais versões do Windows para PC, segundo a Wikipédia…
1985 – Windows 1.0
Windows 1.0 foi o primeiro da família Windows. Inicialmente, o Windows não era umsistema operacional próprio, mas sim uma interface bidimensional entre o MS-DOS e o usuário. Suas funcionalidades eram relativamente limitadas. (fonte: Wikipedia)
windows-11
1987 – Windows 2.x
Windows 2.x foi uma interface gráfica do utilizador baseada em ambiente de funcionamento da Microsoft distribuído com o software para scanners da Hewlett-Packard. Foi lançado em 9 de dezembro de 1987 e substituído, posteriormente, peloWindows 3.0 em 1990. Ele era apresentado em 8 disquetes de alta densidade de 5,25" de 360 KB cada um.
O Windows 2.0 praticamente tem a mesma interface do Windows 1.0, com a diferença de ter mais recursos, ferramentas e cores. Os computadores daquela época eram ainda muito lentos quando estes utilizavam uma interface gráfica de boa qualidade. Permite a sobreposição de janelas e estas podem maximizar e minimizar. O Painel de Controle aparece pela primeira vez…
Existem duas versões especiais do Windows 2.1:
  • Windows 2.1/286 foi lançada para aproveitar todos os recursos dos microprocessadores 286;
  • Windows 2.1/386 foi lançada para aproveitar todo o potencial dos microprocessadores 386. (fonte Wikipedia)
Windows2
1990 – Windows 3.x
Os ambientes operacionais Windows 3.x da família Microsoft Windows foram lançados entre 1990 e 1994. A versão 3.0 foi o primeiro sucesso amplo do Windows, permitindo que a Microsoft pudesse competir com a Apple Computer e seu sistema, com oMacintosh da Apple Inc., e com o Commodore Amiga, que utilizava o GUI. Não eram
propriamente sistemas operacionais, pois tinham como pré-requisito a existência de uma versão do DOS - Disk Operating System, devidamente instalada no computador.
Nesta versão a interface ganha um Gerenciador de Programas e Ícones (atalhos para aplicativos organizados em grupos) e suporte às fontes True Type. (fonte wikipedia).
win30
1995 – Windows 95
Microsoft Windows 95 (codinome Chicago) é um sistema operacional de 16/32 bits criado pela Microsoft. Lançado em 24 de agosto de 1995, o Windows 95 revolucionou o mercado de sistemas operacionais e passou a vir instalado por padrão com o MS-DOS7.0 (e não mais separado, como era antes), sendo o principal lançamento da empresa na década de 1990. Entre outras coisas, efetivava o sistema de arquivos FAT-16 (ou VFAT). Os ficheiros (arquivos) puderam a partir de então ter 256 caracteres e não apenas 8 como sucedia nas versões anteriores. O salto do Windows 3.1 para o Windows 95 foi enorme e fez com que a Microsoft pulasse para ser a mais popular distribuidora de sistemas operacionais.
Um dos grandes problemas do Windows 95 era a instabilidade ao rodar aplicativos escritos para o Windows 3.x, pois o Windows 95 passava a executar a multitarefa cooperativa (exatamente como o Windows 3.x) entregando ao aplicativo o gerenciamento do processador e da memória, podendo resultar em travamentos e reinicializações do computador, caso o aplicativo executasse alguma tarefa indevida.
Nesta versão houve a primeira aparição do menu iniciar e da barra de tarefas.
win95
1998 – Windows 98 
Microsoft Windows 98 (nome de código Memphis) era um sistema operacionalproduzido pela Microsoft que foi lançado em 25 de Junho de 1998, sendo o sucessor doWindows 95. A maior novidade desta versão era a completa integração do sistema operacional com a internet utilizando o Internet Explorer 4. Introduziu o sistema de arquivos FAT-32 e começou a introduzir o teletrabalho (só foi possível devido à integração do Web). Melhorou bastante a interface gráfica e incluiu o suporte a muitos monitores e ao USB. Mas, por ser maior do que o Windows 95 e possuir mais funções, era também mais lento e mais instável. A versão 98 foi a última baseado no sistema operacional MS-DOS (fonte: wikipedia)
windows-98
2000 - Windows ME
Microsoft Windows Millennium Edition (ME de Millennium Edition) é uma versão da popular linha de sistemas operacionais Windows para computadores pessoais, lançado pela Microsoft em 14 de Setembro de 2000 sendo o sucessor do Windows 98. Essa versão do Windows trouxe algumas inovações, como a capacidade de lidar com várias mídias digitais, vindo pronto para o MP3, um programa de edição de vídeo (Windows Movie Maker), um assistente de criação de redes digitais domésticas e versões de programas atualizados. Além disso, também foi incluída uma versão limitada da função hoje presente no Windows XP, que é a de "Restauração do Sistema", que permite restaurar arquivos de sistema importantes, caso alguma modificação do sistema ou instalação de software tenha dado errado.
Como o Windows ME pertencia a família 9x, a Microsoft voltou a investir na bem sucedida família NT que ganhou uma versão Home com o lançamento do Windows XP, para receber os usuários vindos do Windows 98 / Me. Com todo sucesso dos NT (2000,XP,Vista,7) a família 9X foi finalmente abandonada como a Microsoft já planejava fazer. O suporte ao cliente do Windows ME foi de apenas 6 anos, terminando em 11 de julho de 2006. (fonte wikipedia);
megames
2001 – Windows XP 
Windows XP é uma família de sistemas operacionais de 32 e 64-bits produzido pelaMicrosoft, para uso em computadores pessoais, incluindo computadores residenciais e de escritórios, notebooks e media centers. O nome "XP" deriva de eXPerience,[2]. O Windows XP é o sucessor de ambos os Windows 2000 e Windows Me e é o primeiro sistema operacional para consumidores produzido pela Microsoft construído em novaarquitetura e núcleo (Windows NT 5.1). O Windows XP foi lançado no dia 25 de Outubrode 2001, e mais de 400 milhões de cópias estavam em uso em Janeiro de 2006, de acordo com estimativas feitas naquele mês pela empresa de estatísticas IDC.[3]
As duas principais edições do sistema operacional são o Windows XP Home Edition, que é destinada a usuários domésticos, e o Windows XP Professional Edition, que oferece recursos adicionais, tais como o Domínio de Servidor do Windows, dois processadores físicos e é direcionada a usuários avançados e a empresas. O Windows XP Media Center Edition tem mais recursos de multimídia possuindo a capacidade de gravar e sintonizar programas de televisão, ver filmes de DVD, e ouvir música.
O Windows XP é conhecido pela sua estabilidade e eficiência que melhoraram ao longo das versões 9x do Microsoft Windows. Ele apresenta uma nova interface gráfica, uma mudança que o tornou mais amigável do que versões anteriores do Windows. É também a primeira versão do Windows a usar um programa de ativação na luta contra a piratariade software, uma restrição que não foi muito bem aceita por muitos usuários que defendiam a privacidade. O Windows XP também foi criticado por alguns usuários devido suas vulnerabilidades de segurança, sua fraca integração entre aplicativos, como oInternet Explorer 6 e Windows Media Player, e para funções de contas de usuário. Suas últimas versões com o Service Pack 2, o 3 e o Internet Explorer 7 resolveram alguns desses problemas (fonte: Wikipedia).
windows_xp_iniciar
2007 – Windows Vista
Windows Vista é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft para uso emcomputadores pessoais, incluindo computadores residenciais e de escritórios, laptops,Tablet PCs e computadores Media Centers. Antes do seu anúncio em 22 de Julho de2005, o Windows Vista era conhecido pelo nome de código Longhorn.[1]O lançamento do Windows Vista veio mais de cinco anos depois da introdução do seu predecessor, oWindows XP, sendo o período mais longo entre lançamentos consecutivos de versões do Microsoft Windows.
O Windows Vista possui novos recursos e funções dos que os apresentados por sua versão anterior o Windows XP, como uma nova interface gráfica do usuário, apelidada de Windows Aero antes conhecido pelo codinome Avalon, funções de busca modificadas (passando à atuar como as ferramentas PesquisaExecutar e como o Windows Explorer), novas ferramentas de criação multimídia como o Windows DVD Maker, e completamente renovadas aplicações para redes de comunicação, áudio, impressão e subsistema de exibição; o que gerou uma grande dificuldade na aceitação do sistema pelos usuários finais devido à sua grande alteração e à sua grande exigência do computador (para operá-lo corretamente é necessário um mínimo de 1 GB de Memória RAM, e para uma utilização padrão o ideal é 2 GB) - (fonte wikipedia).
Problemas de desempenho e compatibilidade afastam usuários que preferem utilizar o Windows XP.
windows-vista-browser
2009 – Windows 7
Windows 7 é uma versão do Microsoft Windows, uma série de sistemas operativos produzidos pela Microsoft para uso em computadores pessoais, incluindo computadores domésticos e empresariais, laptops e PC's de centros de mídia, entre outros.[1] Windows 7 foi lançado para empresas no dia 22 de julho de 2009, e começou a ser vendido livremente para usuários comuns às 00:00 horas do dia 22 de outubro de 2009, menos de 3 anos depois do lançamento de seu predecessor, Windows Vista.
Diferente do Windows Vista, que introduziu um grande número de novas características, Windows 7 foi uma atualização mais modesta e focalizada para a linha Windows, com a intenção de torná-lo totalmente compatível com aplicações e hardwares com os quais o Windows Vista já era compatível. Apresentações dadas pela companhia no começo de 2008 mostraram um "Shell" novo, com uma barra de tarefas diferente, um sistema de "network" chamada de "HomeGroup", e aumento na performance. Algumas aplicações que foram incluídas em lançamentos anteriores do Windows, como o Calendário do Windows, Windows Mail, Windows Movie Maker e Windows Photo Gallery não serão incluidos no Windows 7 - estes são oferecidos separadamente como parte gratuito doWindows Live Essentials, para download gratuito. Em 2012, o Windows 7 alcançou 46,7% dos usuários mundiais, continuando como o sistema operacional mais usado do mundo, ultrapassando até o Windows XP (fonte: wikipedia).
windows-7-64-bits-imagem-2





2012 – Windows 8
Windows 8 é um sistema operacional da Microsoft para computadores pessoais, portáteis, netbooks e tablets[5]. É o sucessor do Windows 7. Foi anunciado oficialmente por Steve Ballmerdiretor executivo da Microsoft, durante a conferência de pré-lançamento do sistema operacional. Segundo a empresa, este sistema operacional será um sistema para qualquer dispositivo, com uma interface totalmente nova, [6] adaptada para dispositivos sensíveis ao toque.
Microsoft lançou o Windows Developer Preview, primeiro a beta para o público, no dia13 de setembro de 2011, sendo seguida pela versão Consumer Preview no dia 29 de fevereiro de 2012.[9] No dia 31 de maio de 2012, foi liberada para download a versão Windows 8 Release Preview. A versão final tem lançamento previsto a 26 de outubro de 2012. (fonte: wikipedia)
windows-8-metro1
Conheça o novo Windows 8:
Visual: A principal novidade. O novo estilo chamado de Metro, Modern ou Windows 8, apresenta interface própria para “touchscreen” – telas sensíveis ao toque, substituindo o tradicional menu Iniciar. Seus elementos principais são os mosaicos, que servem para abrir aplicativos e para mostrar informações atualizadas.
Loja: Catálogo virtual de aplicativos nos moldes App Store, da Apple…
store.png.500x312.auto
Contas de usuário: Contas associadas as contas da Microsoft (como o Windows Live ID) o que permite o usuário a sincronização de dados e configurações entre máquinas…







Menu Charms: Botões que dão acesso rápido a busca de compartilhamento, aplicativos, configurações e tela Iniciar.
open-charms-boot-menuÁrea de trabalho: Interface tradicional, semelhante ao Windows 7, que ganhou ajustes e não inclui mais as transparências do Aero Glass…

windows 8 downloads

fonte:http://www.colmeia.blog.br/windows-1-0-ao-windows-8.html
Postar um comentário

TALVEZ DESCONHEÇA SOBRE OS BURACOS NEGROS 1 – Eles não foram descobertos por Einstein Apesar de muita gente associar a descoberta dos ...