domingo, 16 de setembro de 2012




Mulheres verdadeiramente famosas

Virgem Maria

Madonna e Lady Gaga que me desculpem, mas as verdadeiras popstar são aquelas cujas imagens não morrem nunca. Por isso, selecionei aqui o nome de algumas mulheres que considero as verdadeiras estrelas pop desde sempre, sejam elas figuras reais, religiosas, mitológicas ou até obra da imaginação artística.

Entre as mulheres mais populares do Ocidente destaco a figura de Maria (Virgem Maria, Maria, Mãe de Jesus ou Santa Maria), que segundo a Bíblia é a mãe de Jesus Cristo, concebido por obra do Espírito Santo.
Acredita-se que ela tenha nascido a partir do século 15 a.C. em Jerusalém ou Nazaré (v. aqui). Além de ser um dos maiores símbolos cristãos, a sua imagem tem uma forte presença na literatura, nas artes plásticas e na música. Para muitos católicos, a sua imagem chega a ser mais venerada que a do próprio filho. Vamos as demais.
eva e adãoEva – Ela foi a primeira mulher da Bíblia. Criada da costela de Adão, Eva é considerada a mãe de todos e soberana de todo o Paraíso, com a única missão de cuidar do mundo, dos animais, dos frutos e das plantas. Tudo do paraíso era para eles. Deus apenas fez um pedido: que eles não comessem o fruto proibido. Mas, muito curiosos, Adão e Eva, influenciados pela serpente, desobedeceram a Deus e comeram a maçã. Resultado: foram banidos e toda a humanidade ficou privada da perfeição e da perspectiva de vida infindável. Surgiria assim para os cristãos a ideia de pecado
Mona LisaMona Lisa - Sem qualquer sombra de dúvida, Mona Lisa é a pintura mais famosa da História da Arte que navegou do Oriente ao Ocidente e transitou na boa por várias culturas. Pintado por Leonardo Da Vinci no começo do século 16 e exposto no Museu do Louvre, ele é o sorriso enigmático mais “copiado” do mundo e tem servido também de inspiração para escritores, poetas, compositores, publicitários e humoristas, desde os mais pop e vanguardistas até os mais clássicos. (fonte)
CleópatraCleópatra - É uma das mulheres mais conhecidas da História Nundial  por ter sido a mais intrigante rainha do Egito. Longe de ser apenas uma mulher fútil e entregue aos prazeres mundanos como muitos acreditam, Cleópatra foi uma grande negociante, estrategista militar, falava 6 idiomas e conhecia filosofia, literatura e arte gregas. A foto é de Elizabeth Taylor, no filme “Cleopatra”, EUA (1963). (fonte)
Joana D’ArcJoana D’Arc - Ela foi uma importante personagem da História francesa durante a Guerra dos Cem Anos , quando seu país enfrentou a rival Inglaterra. Desde criança ela tinha visões que a aconselhavam entrar para o exército. E assim ela o fez. Cortou o cabelo bem curto, vestiu-se como homem e foi lutar na guerra. Em 1430, foi capturada pelos borgonheses que a venderam para os ingleses. Acusada de praticar feitiçaria, foi condenada à morte na fogueira. Em 1920, foi transformada em santa da Igreja Católica. (fonte)
Vênus de MiloVênus de Milo - Uma das famosas esculturas de todos os tempos, a Vênus de Milo deve esse nome ao fato de ter sido descoberta na ilha grega de Milos, em 1820. A estátua, de cerca de 2 metros de altura, foi esculpida em mármore da ilha grega de Paros. Representa Afrodite, a deusa helênica do amor e da beleza, conhecida pelos romanos como Vênus. Muito já debateu sobre o nome do artista e a data da escultura. Inicialmente, as autoridades do Museu do Louvre afirmaram se tratar de uma obra clássica (séculos V ou IV a.C.), talves executada pelo escultor Alexandros de Antíoquia, de Meandro, colônia que seria descoberta mais tarde. Embora as autoridades do museu tenham acabado por concordar que a peça é mesmo helenística, ela continua sendo exibida como obra de artista anônimo. (fonte)
SherazadeSherazade - Shariar é o sultão de um poderoso reino. Devido a traição de sua esposa, ele desposa a cada noite uma mulher diferente, que é executada logo no dia seguinte. Assim, Sherazade foi a escolhida do sultão. Entretanto, na primeira hora em que passa com o tal soberano, através de uma sábia e inteligente estratégia, ela começa a contar uma história interessantíssima e, justamente no ponto mais instigante, ao amanhecer, ela interrompe o relato, finalizando-o só na noite seguinte, começando imediatamente outra história durante 1001 noites. Mais informação aqui.
ÍsisÍsis - É uma deusa da Mitologia Egípcia, mas era adorada em todo o mundo greco-romano. Foi cultuada como modelo da mãe e da esposa ideais, protetora da natureza e da magia e amiga dos escravos, pescadores e artesões oprimidos, assim como a que escutava as preces dos opulentos, das donzelas, aristocratas e governantes. É também a deusa da maternidade e fertilidade. (fonte)
Jacqueline Kennedy OnassisJacqueline Kennedy Onassis - Lindíssima, casou-se com John F. Kennedy, tornando-se, aos 31 anos, uma das mais jovens primeiras-damas da história dos EUA. Foi idolatrada pelo povo norte-americano. Com o assassinato de JFK, casou-se com o magnata grego Aristotle Onassis. Com a sua morte, tornou-se uma grande editora de livros. Jackie é lembrada por suas contribuições à arte e à preservação da arquitetura histórica, seu estilo, elegância e graça. Um ícone da moda, seu famoso conjunto rosa da Chanel tornou-se um símbolo do assassinato de seu marido e uma das últimas grandes  imagens da década de 1960.
Postar um comentário

SERÁ QUE OS OVOS DE CASCA ESCURA SÃO MAIS SAUDÁVEIS DO QUE OS BRANCOS? A ideia de "não julgar um livro pela sua capa" pode func...