sexta-feira, 31 de agosto de 2012


Milhões de buracos negros são encontrados por telescópio da NASA

Esta é uma vista ampliada de uma parte do céu, mostrando uma coleção de quasares.  A imagem foi liberada em 29 de agosto de 2012.
Crédito: NASA/JPL-Caltech/UCLA/STScI
Uma”mina” de buracos negros anteriormente desconhecidos foram descobertos pelas lentes infra-vermelhas de um telescópio de mapeamento do céu da NASA.
Esta descoberta cósmica veio dos dados coletados do telescópio Wide-field Infrared Survey (WISE), que fez a varredura de todo o céu em luz infra-vermelha, de dezembro de 2009 até fevereiro de 2011.  Todo o catálogo de observações do WISE durante sua missão foi liberado ao público em março deste ano, e os astrônomos ainda estão tentando descobrir novas coisas a partir destas imagens.
Daniel Stern, do Jet Propulsion Laboratory (JPL) da NASA, em Pasadena, Califórnia, disse em uma liberação de imprensa (29/8) que o “WISE encontrou uma bonanza de buracos negros no universo“.
Estes buracos negros em média não são pequenos densos objetos criados pelo colapso de estrelas mortas, mas sim gigantescos buracos, com enorme massa, que foram fotografados engolindo matéria.  Tais buracos negros são conhecidos pelo nome de quasares, e são alguns dos objetos mais brilhantes no universo, devido a luz liberada pela matéria que está sendo engolida.
Já esperávamos que houvesse esta quantidade de quasares escondidos no universo, mas o WISE pôde agora identificá-los por todo o céu“, disse Stern.  “Achamos que estes quasares sejam realmente importantes na formação de como as galáxias se parecem hoje“.
Veja abaixo o mapa de toda o céu, elaborado pelo telescópio WISE:
Quem poderá declarar que estamos sós no universo após ver uma imagem dessas? Se o fizer, certamente é porque não compreendeu aquilo que está vendo. -n3m3-
n3m3
Fonte: www.space.com
Postar um comentário

SERÁ QUE OS OVOS DE CASCA ESCURA SÃO MAIS SAUDÁVEIS DO QUE OS BRANCOS? A ideia de "não julgar um livro pela sua capa" pode func...