sábado, 18 de agosto de 2012


As 5 maiores e mais fascinantes coisas sobre o Universo


O MAIOR PLANETA
  
Sim, Júpiter é o maior planeta do nosso sistema solar. Mas conhecemos um gigante ainda maior, o TrES-4, que foi descoberto em 2006, a 1500 anos-luz da Terra. Com um diâmetro 1,8 vezes maior do que Júpiter ele é o maior planeta que encontramos até hoje (não duvidamos que existe algo ainda maior por aí).
Um fato estranho é que o TrES-4 é muito leve para seu tamanho – mesmo sendo maior, tem apenas 88% da massa de Júpiter, com uma densidade de 0,2 gramas por centímetro cúbico (menos que a densidade de uma rolha, de forma proporcional). Na foto a comparação entre Júpiter e o TrES-4.

O MAIOR ARTEFATO ESPACIAL
A não ser que os aliens tenham nos enviado um presente do qual não sabemos, o maior artefato espacial conhecido é a Estação Espacial Internacional, que tem 109 metros de comprimento e pesa 370 toneladas.

A MAIOR GALÁXIA
As maiores galáxias que conhecemos até hoje são resultado da colisão de outras galáxias menores. Sendo assim, a campeã, até agora, é a IC 1101, que fica a bilhões de anos-luz de distância, no centro do aglomerado Abell de galáxias.
Ela tem um comprimento de, aproximadamente, 6 milhões de anos-luz, fazendo-a milhares de vezes maior do que a nossa Via Láctea.

O MAIOR BURACO

  
Não pense que é um buraco negro – há espaços completamente vazios no Universo que são conhecidos exatamente assim “vazios”. Eles não têm as propriedades de buracos negros, mas simplesmente não há nada em suas redondezas.
O maior desses vazios foi encontrado em 2007 e estima-se que ele tenha um bilhão de anos-luz de comprimento.
Alguns especialistas sugerem que esse vazio foi deixado por um encontro entre o nosso Universo e algum outro – mas isso está longe de ser comprovado.

A MAIOR ESTRELA

  
Uma estrela chamada VY Canis Majoris, que fica a 5 mil anos-luz da Terra, equivale a 8 bilhões de sóis. Seu diâmetro é de 3 bilhões de quilômetros, o que faz com que ela seja uma das poucas estrelas classificadas como “Hipergigante Vermelha”.
Mas há cientistas que contestam as medições, afirmando que ela teria “apenas” um bilhão de quilômetros de diâmetro e que, sendo assim, seria apenas uma Supergigante Vermelha.
fonte: NewScientist
Postar um comentário

SERÁ QUE OS OVOS DE CASCA ESCURA SÃO MAIS SAUDÁVEIS DO QUE OS BRANCOS? A ideia de "não julgar um livro pela sua capa" pode func...