quarta-feira, 29 de agosto de 2012


A impressora que não usa tinta e nem papel


Ficou curioso com o título? Não, não foi erro de digitação! A empresa japonesa Sanwa Newtec desenvolveu uma impressora que não utiliza cartuchos de tinta e nem papel. Então como funciona?

A impressora utiliza calor sobre uma mídia especial feita com filme de PET (polietileno tereftalato, o mesmo material utilizado nas garrafas plásticas de refrigerante). Esta variação de calor consegue apagar e marcar novamente a mídia, fazendo com que ela possa ser reutilizada até 1000 vezes com qualidade. Nada de tintas!

A empresa ainda afirma que a definição e o contraste da mídia é melhor do que nos papéis convencionais. Algumas aplicações sugeridas pela Sanwa Newtec são a impressão de: relatórios diários, calendários, avisos, informativos etc.

Por enquanto a impressão é feita somente na cor preta em mídias tamanho A4 ou A5. Ao final de sua vida útil, a mídia pode ser reciclada junto com outros resíduos de PET.

O custo ainda é alto: a impressora custa cerca de US$ 5.500 e cada mídia custa cerca US$ 3,50. Mas como a evolução tecnológica é extremamente rápida, quem sabe daqui alguns anos o produto não se torne mais versátil a um custo mais competitivo?


Postar um comentário

CONHEÇA A HISTÓRIA POR TRÁS DE UM DOS BEIJOS MAIS FAMOSOS DO PLANETA Você com certeza já viu a foto acima centenas de vezes, não é mesmo?...