domingo, 8 de julho de 2012



Por que as mares sobem e descem?


(Fonte da imagem: gabrielrevlon)
Você já se perguntou porque as mares secam e enchem, durante o dia? E oque faz com que isso aconteça? 

As marés são os movimentos de subida e descida do nível do mar causados pelas forças de atração simultâneas do Sol e da Lua e pelo movimento de rotação da Terra sobre as águas dos oceanos. Como a Lua está mais próxima de nós, ela tem maior influência sobre as marés.


(Fonte da imagem: cronopios)
A Lua é o corpo celeste mais próximo da Terra e 49 vezes menor. O dia Lunar tem a duração de 24 horas e 50 minutos. Dividindo-se este tempo em quatro períodos, temos, aproximadamente, 6 horas e 12 minutos que é o tempo de duração de cada maré com suas variáveis: preamar e baixamar.

Enquanto a Lua gira em volta da Terra, atrai as águas fazendo o oceano subir e descer. Como a Terra roda em torno de si mesma, a cada momento uma metade está voltada para o satélite.

Por causa disso, os mares sobem e descem todos os dias, a cada seis horas. Há também um outro ciclo, de 29 dias. Nesse ciclo alternam-se períodos, existe uma grande diferença entre a maré alta e a maré baixa, no mesmo dia, e períodos em que essa variação é menos acentuada.

(Fonte da imagem: ciencia.hsw.uol)
A atração gravitacional da Lua força o oceano a se distender nos lados opostos da Terra, o que causa uma elevação no nível de água nos locais alinhados à Lua e uma depressão no nível de água nos locais a meio caminho entre esses dois pontos. A elevação da água é acompanhada por movimento horizontal de água conhecido como corrente de maré.


(Fonte da imagem: ciencia.hsw.uol)
A cada dia, a influência lunar provoca correntes marítimas que geram duas marés altas (quando o oceano está de frente para a Lua e em oposição a ela) e duas baixas (nos intervalos entre as altas).
(Fonte da imagem: grupoemed)

O sol também provoca marés da mesma maneira e pelas mesmas razões que a lua, mas a força atrativa diminui muito rapidamente à medida que aumenta a distância através da qual ela se exerce. O Sol é 26 milhões de vezes maior que a Lua, mas está 400 vezes mais afastado e tem apenas a metade da sua influência. Por isso embora o Sol seja muito maior do que a lua, a distância a que se acha de nós é imensamente superior a que nos separa da lua.





a



Postar um comentário

CONHEÇA A HISTÓRIA POR TRÁS DE UM DOS BEIJOS MAIS FAMOSOS DO PLANETA Você com certeza já viu a foto acima centenas de vezes, não é mesmo?...