sábado, 28 de julho de 2012


Nunca Dormir?! Como assim?

Já imaginou sua vida sem o sonoNunca dormir, além de impossível para o corpo humano e para muitos animais é algo buscado para alguns recordistas. Vejamos o que aconteceria se nunca dormíssemos.
Quantos dias você já passou sem dormir? Onze dias foi o tempo máximo registrado no Livro Guinness dos Recordes. Mas não foi uma maravilha, a pessoa ficou com disfunções na fala e com alucinações no período. Se não fosse o sono, nossa evolução seria de outra forma.
Nunca teríamos chegado ao patamar que estamos hoje. Mesmo que nunca dormir fosse algo aceitável para o nosso corpo e que isto não nos fizesse mal, o planeta Terra não teria nos aguentado até aqui. Seriam 24 horas ao dia de atividade e consumo humano, ininterruptos. Haveria um desequilíbrio sério. Nossa demanda do planeta seria cerca de 1/3 a mais.
O homem que nunca dorme é chamado pela ciência de Homem Insomne. Segundos estudos baseados na importância do sono, seríamos muito diferentes se nunca dormíssemos. Não existiria psicanálise e nossa compreensão de mundo seria outra. Seríamos bem baixos, magrelos e com aspecto envelhecido. Já imaginou?!
A média do sono adulto considerado normal é passar 16 horas acordado e 8 dormindo. Com esta média, nosso estoque de petróleo ainda pode durar mais uns 250 anos. Porém, se nunca dormir fosse hábito desde 1800, todo o petróleo já teria acabado em 1996. Em resumo, seria uma exploração desenfreada do planeta. Mais de 500 mil produtos seriam escassos, entre eles asfalto, plásticos e muitos outros derivados do petróleo. Outro ponto de afetado que houvesse a cultura do “nunca dormir” seria o sistema econômico em geral. Oferta e procura sem equilíbrio, hiperinflação e muitas outras consequências viriam.
Fonte: Superinteressante – 2004.
Postar um comentário

CONHEÇA A HISTÓRIA POR TRÁS DE UM DOS BEIJOS MAIS FAMOSOS DO PLANETA Você com certeza já viu a foto acima centenas de vezes, não é mesmo?...