quarta-feira, 18 de julho de 2012


Narval - A espetacular migração do "unicórnio do Ártico"


“Um vídeo da BBC mostra incríveis tomadas aéreas da viagem dos narvais por entre os bancos de gelo dos mares do norte

Brasil 247 / Oásis

No início do verão do Hemisfério Norte, quando a temperatura se eleva e a calota de gelo começa a se derreter, milhares de narvais (Monodon monoceros) percorrem centenas de quilômetros em direção ao norte, da Baia de Baffin até os fiordes do Alto Ártico. O vídeo abaixo, produzido pela BBC, mostra pela primeira vez imagens aéreas da espetacular migração desses raros cetáceos. Dotados de um longo e muito duro “chifre” espiralado, eles são extremamente difíceis de serem vistos em seu habitat, os gelos do norte. 

“A equipe da BBC teve de percorrer ao pente fino uma área oceânica enorme, tão grande quanto a Escócia”, afirma Justin Anderson, produtor do projeto. “Foi como procurar uma agulha num palheiro”, diz ele.


O comportamento desses animais esquivos permanece um mistério para os pesquisadores. Ainda não se sabe, por exemplo, como é possível aos narvais passar todo o percorrendo os estreitos canais que se abrem por entre as grandes geleiras. Estudos mais recentes se concentram sobre como o derretimento cada ano mais intenso dessas imensas massas de gelo irá repercutir na vida e nos hábitos dos narvais. Até o momento, não foram verificadas consequências mais diretas e importantes.”
Matéria Completa, ::AQUI::

-------------------------------------------


Postar um comentário

CONHEÇA A HISTÓRIA POR TRÁS DE UM DOS BEIJOS MAIS FAMOSOS DO PLANETA Você com certeza já viu a foto acima centenas de vezes, não é mesmo?...