segunda-feira, 16 de julho de 2012


Como reduzir o colesterol

A redução dos níveis de colesterol possui um elevado nível de importância na prevenção do desenvolvimento de diversos tipos de doenças cardiovasculares. Quando presente em níveis excessivos, o mau colesterol pode acabar obstruindo as artérias, contribuindo assim para o aparecimento de doenças crónicas que, a curto e a médio prazo, poderão até revelar-se fatais. Felizmente, é possível evitar este problema através de uma reeducação alimentarregrada, que deverá sempre ter como prioridade a escolha correta dos alimentos mais saudáveis para consumo.
Eis algumas dicas:
Diminua o consumo de alimentos de origem animal, como é o caso de leite, carnes, manteiga, ovos e queijos, uma vez que estes são alguns dos principais responsáveis pelo aumento dos níveis de colesterol no sangue. Como é óbvio, isto não significa bani-los totalmente da sua dieta alimentar, mas sim consumi-los com a maior moderação possível.
Prefira sempre o consumo de peixe ao consumo de carne. Esta é outra medida extremamente eficaz que poderá adotar para diminuir os seus níveis de mau colesterol no sangue. Ao contrário daquilo que a maioria das pessoas faz, é importante que se consuma sempre mais peixe do que carne.
Aumente o consumo de frutas e verduras. Certifique-se de que o seu prato se encontra sempre mais preenchido de verduras do que de proteínas animais, sendo que é nelas que poderá encontrar a solução para a diminuição do mau colesterol e aumento do bom.
Coma menos doces. Quando processados, muitos doces são confecionados através da utilização de substâncias de origem animal, o que poderá contribuir imenso para o aumento dos níveis de colesterol no sangue. Para que tal possa ser evitado, diminua ao máximo a ingestão de doces. Desta forma, não só conseguirá livrar-se do mau colesterol, como também perder todos aqueles quilinhos que possa ter a mais.
Prefira sempre gorduras saudáveis, como é o caso do azeite. Seja para temperar ou para cozinhar, o azeite representa a alternativa mais saudável a que poderá ter acesso, na medida em que já há muito que é conhecido pelas suas propriedades nutricionais que ajudam imenso na prevenção de problemas cardiovasculares, através do combate à acumulação de elevados níveis de mau colesterol nas artérias.
Corte totalmente nos enchidos. Entre os produtos de origem animal, os enchidos fazem parte do grupo daqueles que mais problemas de saúde poderão originar. Por mais deliciosos que possam ser, cuidar da sua saúde implicará conseguir abster-se totalmente do consumo de alimentos deste tipo.
Exercite-se o mais regularmente possível. Está mais do que comprovado que a prática regular de atividade física é um dos mais poderosos aliados no combate ao colesterol, pelo que, para além da adoção de uma rotina alimentar equilibrada, é indispensável que faça do exercício físico um hábito recorrente.
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