sexta-feira, 15 de junho de 2012

O que é IP?


O endereço IP (Internet Protocol), é o principal protocolo utilizado na internet. Através dele é possível a comunicação e a troca de arquivos entre computadores localizados em qualquer parte do planeta. Cada máquina conectada a web tem um número de identificação exclusivo representado pelo IP.
Protocolo IP
Identificação dos computadores em uma rede.

COMO FUNCIONA

O IP é representado por um conjunto de quatro números separados por pontos, como por exemplo, “190.100.110.10”, onde a primeira parte do endereço identifica uma rede específica na internet e a segunda parte identifica um host dentro dessa rede.
Para o artigo que você está lendo agora chegar ao seu computador, o protocolo IP realiza um conjunto de processos que está divido em quatro camadas:
- Camada Aplicação: Utilizada por programas para enviar e receber informações através da rede. Nela, você encontra protocolos como SMTP (para email), FTP (transferência de arquivos) e o famoso HTTP (para navegar na internet).
- Camada Transporte: Após receber os dados da Camada Aplicação, a Camada Transporte verifica a integridade deles e os divide em pacotes.
- Camada Rede: Empacotados, eles são recebidos pela Camada Rede e anexados ao endereço de destino.
- Camada Interface: Por fim, na Camada Interface, os dados são enviados e recebidos.

TIPOS DE IP

- IP Estático: Endereço permanente designado a um dispositivo, ou seja, seu número não muda sempre que conectar a internet. Algumas empresas de acesso à internet via ADSL atribuem um IP estático aos seus assinantes
- IP Dinâmico: Cada vez que uma máquina acessa a rede um endereço IP diferente é utilizado por ela.
Para saber qual tipo de IP a empresa que disponibiliza a internet pra você utiliza, basta realizar um teste simples. Aperte as teclas Windows + R e na janela que aparece digite a opção “cmd”. A janela de prompt de comando vai abrir, em seguida digite o comando “ipconfig”.
Anote o endereço que aparece logo no início e repita o teste no dia seguinte. Espero que tenham gostado.
Um abraço e até a próxima!!!
Postar um comentário

CONHEÇA A HISTÓRIA POR TRÁS DE UM DOS BEIJOS MAIS FAMOSOS DO PLANETA Você com certeza já viu a foto acima centenas de vezes, não é mesmo?...