quinta-feira, 28 de junho de 2012


O mistério das ondas congeladas da Antártica!





Tenho visto uma série espetacular de imagens circula por e-mail e também foi publicado em vários sites, blogs e fóruns online. São descritas como ondas que congelam imediatamente depois do contato com o ar. Realmente incrível!
Pesquisando sobre essas ondas a fim de fazer um post interessante sobre elas, descobri que essas imagens NÃO são de ondas que foram instantaneamente congeladas. Que pena! Também pensei isso… Essas imagens foram feitas pelo cientista Tony Travouillon na Antártida. As fotos não mostram uma onda gigante que foi congelada exatamente no momento em que quebrava na praia. A cor azul das “ondas” indica que o fenômeno nunca  poderá ser de uma onda congelada.
Nessas regiões super frias, o gelo branco que vimos normalmente é formado juntamente com muitas bolhas de ar. O gelo azul é criado quando o gelo (antes branco), é comprimido de forma que aquelas micro-bolhas de ar são expulsas e então, praticamente só resta a água. O gelo parece azul porque quando a luz passa através da massa gelada espessa e sem bolhas, a luz azul é refletida, mas a luz vermelha é absorvida. O resultado é esse tom azul como de um mar limpinho!
O formato de onda é devido à superfície que derrete e as camadas de gelo novo são sobrepostas comprimindo as bolhas de ar restante. De tanto acontecer repetidas vezes o gelo acaba torneando de forma que fique parecido com uma onda. Onda ou não, a natureza é perfeita! Deliciem-se com as imagens e se quiserem visitar o algum do cientista e ver muitas outras maravilhas, clique aqui!
É uma pena que não sejam ondas congeladas porque o fenômeno seria muito mais incrível do que já é!
———————————————–

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
TAGS: 
Postar um comentário

SERÁ QUE OS OVOS DE CASCA ESCURA SÃO MAIS SAUDÁVEIS DO QUE OS BRANCOS? A ideia de "não julgar um livro pela sua capa" pode func...