sexta-feira, 22 de junho de 2012


Novo tratamento poderá combater todos os tipos de câncer



Um artigo publicado pelo site PNAS descreve um novo tratamento para tumores humanos com o uso de uma única droga. O medicamento seria capaz de diminuir — e inclusive curar — o câncer de mama, ovários, bexiga, próstata, fígado e cérebro.
De acordo com o estudo, as células saudáveis apresentam uma proteína — a CD47 — que impede que elas sejam destruídas pelo nosso organismo. As células cancerígenas também apresentam a mesma proteína e, ao não serem atacadas pelo nosso sistema imunológico, elas se reproduzem desordenadamente, transformando-se em tumores. O novo tratamento inibiria a CD47, persuadindo o nosso organismo a destruir as células doentes.

Como f

Os testes de laboratório estudaram o efeito da droga sobre ratos, que tiveram diversos tipos de tumores transplantados em seus corpos. O medicamento diminuiu radicalmente os tumores ou fez com que desaparecessem completamente, demonstrando a eficácia do tratamento. A droga age bloqueando a proteína CD47 e permite empregar umde anticorpo para destruir todos os tipos de câncer.
Durante os últimos anos, este mesmo tratamento tem sido empregado para tratar leucemias e linfomas. Contudo, o novo estudo sugere que ele também poderia ser utilizado para tratar todas as outras variações da doença.

Células saudáveis

Embora células saudáveis também sejam atacadas pelos anticorpos quando a proteína CD47 é inibida, os cientistas alegam que este efeito colateral não se compara aos efeitos devastadores sobre os tumores, pois, depois de vencida a doença, as células saudáveis voltariam a ser produzidas pelo nosso organismo.
Os testes com humanos já foram iniciados, mas ainda pode demorar algum tempo até que o medicamento seja disponibilizado para o tratamento em larga escala.
fonte:pnas
Postar um comentário

VIAJE NA HISTÓRIA COM ESTAS 15 CURIOSIDADES ALEATÓRIAS SOBRE O ANTIGO EGITO 1 – O legado arquitetônico deixado pelos antigos egípcios é u...