sexta-feira, 4 de maio de 2012

Uma cidade onde todos são ricos


Em tempos de crise é difícil imaginar um local onde ninguém passe por dificuldades. Na realidade é necessário viajar até ao outro lado do mundo para o encontrar, chama-se Huaxi é uma vila da China e por lá são todos ricos…
Localizada a leste da cidade de Jiangyi na província de Jiangsu, a vila reclama para si o título de vila mais rica da China. Foi fundada em 1961 pelo secretário do partido comunista Wu Renbao, o seu objetivo desde o início foi transformar uma pequena comunidade rural numa comunidade moderna e cheia de dinheiro…
Com o tempo a pequena vila modernizou-se, cresceu e é agora uma corporação cotada na bolsa. Os negócios locais dispararam e exportam para várias dezenas de países. O mais interessante é cada cidadão tem direito a uma casa, um carro, acesso gratuito a serviços de saúde e educação….e o mais estranho de todos, óleo de cozinha…
As famílias fundadoras que são quase 2 mil têm um rendimento médio na ordem dos 100 mil euros e recebem uma percentagem dos lucros da vila, as outras recebem menos mas por aquela vila ninguém passa por dificuldades. Aliás enquanto outras zonas da China começam a sentir os efeitos da crise mundial, Huaxi continua de “vento em popa“…
O segredo está na ideologia de trabalho enraizada na cultura do povo, ninguém descansa no fim-de-semana, por lá trabalha-se a sério mas também se vive melhor do que muitas partes do mundo. É claro que tudo isto só foi possível porque os responsáveis pelo plano inicial tinham como um dos seus principais objetivos o de ajudar o povo, algo que hoje em dia é coisa rara…e nós sabemos isso melhor do que ninguém…



Postar um comentário

SERÁ QUE OS OVOS DE CASCA ESCURA SÃO MAIS SAUDÁVEIS DO QUE OS BRANCOS? A ideia de "não julgar um livro pela sua capa" pode func...