sábado, 28 de abril de 2012

Você está comendo inseto em pó e nem sabe

domingo, 29 de abril de 2012



cochonilha_iogurte
Uma das coisas mais bizarras dos alimentos industrializados é que não fazemos ideia da metade do que tem ali dentro. Você sabe realmente do que é feito o refrigerante? Ou o iogurte na sua geladeira? Quando lemos a composição das coisas tudo começa bem, com coisas que sabemos o que é como água, leite, etc, mas depois várias siglas começam a aparecer, tipo C.I. 75470.
cochonilha inseto
Sabe o que é esta sigla acima? Trata-se do ácido carmínico, uma hidroxiantapurina glucosídica vermelha que existe naturalmente em alguns insetos como a cochonilha. Originário do México, este bichinho mede de 2 a 5 milímetros de comprimento e se alimenta da seiva de cactos e outras plantas.

cochonilha folhaA cochonilha é utilizada na fabricação de muitos produtos, entre eles biscoitos, geleias, sobremesas e até mesmo alguns cosméticos. Quando for ao supermercado da próxima vez, cate algum produto de cor vermelha e procure pelo C.I. 75470, E120 ou"Corante natural carmim de Cochonilha".

No Brasil ela é considerada uma praga de jardim, causando aquelas bolinhas brancas com aparência de algodão próximas às folhas, enfraquecendo a planta e atraindo formigas.

cochonilha biscoitoDefensores dos direitos dos animais, além dos vegetarianos, protestam contra o uso do corante pois cerca de setenta mil insetos precisam ser mortos para se obter meio quilo de corante. Aparentemente os protestos deram resultado pois a rede de cafeterias Starbucks, que utiliza o corante proveniente da cochonilha para suas bebidas e cupcakes de cores vermelhas, como as de sabor morango, vai mudar para o uso do licopeno, que é extraído do tomate, melancia, goiaba e outras frutas.

E você? Se incomoda com o pozinho de insetos na sua comida?

Postar um comentário

VIAJE NA HISTÓRIA COM ESTAS 15 CURIOSIDADES ALEATÓRIAS SOBRE O ANTIGO EGITO 1 – O legado arquitetônico deixado pelos antigos egípcios é u...