Saiba quem são os Ultrabooks


Graças aos seus atributos de portabilidade os ultrabooks vem sendo considerados os atuais concorrentes dos tablets. Seja no tamanho, peso e desempenho os ultrabooks oferecem vantagens sedutoras para qualquer entusiasta, seja para games, vídeos em alta qualidade ou aplicativos e programas pesados.

2257515-9086-rec
Consequentemente os ultrabooks viraram uma grande aposta no mercado de computadores portáteis. Eles não deixam de ser um notebook, mas receberam esse nome por serem mais leves, finos e rápidos que os atuais notebooks.
A principio esse conceito surgiu de uma idéia da Intel, mas logo outras gigantes como LG, Asus, HP e Acer entraram na briga e lançaram seus modelos no mercado.


De acordo com o conceito da Intel os notebooks só podem ser considerados ultrabooks se possuírem uma espessura inferior a 21 milímetros. É necessário também que o preço não exceda a casa dos mil dólares (infelizmente cerca de R$ 1.826,20 para a gente…), esse teto é uma referencia nos EUA e de acordo com alguns desenvolvedores é um preço bastante atrativo para o consumidor.

Especificações


A maioria dos ultrabooks adotaram os processadores Intel de 33 ou de 22 nanômetros, que seria o Sandy Bridge e o Ivy Bridge, 4 giga de memória RAM e uma telinha de alta definição não podendo ser menor que 11”.
Outra característica bacana é que um ultrabook NÃO possui um HD, isso para tentar reduzir o peso, tamanho e custos. Ele armazena seus dados a partir de um cartão SSD.

De acordo com a Intel suas duas maiores vantagens em relação a um notebook convencional seria sua rápida inicialização, que gira em torno dos 7 segundos e sua bateria com maior durabilidade, com no mínimo 5 horas de funcionamento ativo. E seu famoso contra é o fato de não ter um leitor ou gravador de DVD ou Blu-ray.

 

Veja alguns modelos disponíveis:



- Asus UX21
asus_ux21_02
O modelo Asus UX21 pesa cerca de 1,1 kg, mede 9 milímetros de espessura e vem com portas USB 3.0. Ele pode ser encontrado nas versões com Intel Sandy Bridge Core i3, i5 ou i7, com cartões SSD de 64 GB, 128 GB e 256 GB.


- Dell XPS 13 
DELL-XPS-13-back
Vem com um processador i7, SSD de 256 gigas, 4 gigas de memória RAM, placa de vídeo Intel HD 3000, teclado retro iluminado e bateria com duração mínima de 9 horas.




- HP Envy 14 Spectre
hp-envy-14-spectre-ultrabook-ces
Vem com uma telinha de LED de 14 polegadas, 20 milímetros de espessura, 4 gigas de memória RAM, cartão SSD de 256 gigas, pesa cerca de 1,8 kg, processador Intel Core i5 Sandy Bridge e NFC.

2011-05-31-ultrabook