quarta-feira, 4 de abril de 2012

Quinteto de Stephan: 5 galáxias “encurraladas” em um canto do Universo correm risco de colisão

Com todo o espaço existente no Universo, é de se estranhar que 5 galáxias “briguem” por um lugar.
  Esta imagem impressiona astrônomos por mostrar 5 galáxias que parecem estar encurraladas, como se brigassem por espaço ou estivessem próximas de colidirem. Esta aproximação demasiada não é algo bom, para nenhuma delas. Uma colisão deste tipo, em alta velocidade, espalharia gás, poeira e intensa radiação para todo lado, destruindo estrelas.
  Geralmente, quando galáxias são vistas amontoadas umas sobre as outras, existe uma ilusão de óptica. No caso da foto, as galáxias estão milhões de anos-luz de distância uma das outras.
Nesta imagem é possível observar com mais detalhes a interação entre as galáxias. Foto: Reprodução/NASA
Há cinco galáxias na imagem – os dois pontos brilhantes amarelados quase ao centro são duas galáxias distintas. As duas formam o que os cientistas chamam de grupo de galáxia compacta. Elas foram chamadas originalmente de Quinteto de Stephan, a NASA explica:
Elas estão a 300 milhões de anos-luz de distância da Terra e apenas 4 destas 5 galáxias estão realmente presas em uma dança cósmica de repetidos encontrados íntimos. As galáxias NGC 7319, 7318A, 7318B e 7317 se interagem, podendo formar loops distorcidos e caudas devido a influência de marés gravitacionais. Mas a galáxia que predomina com brilho azulado, a NGC 7320, está mais perto de nós, com apenas 40 milhões de anos-luz, não fazendo parte desta interação”.
  Colisões em altas velocidades não são comuns entre galáxias. Nestes eventos, estrelas são rasgadas e uma imensa quantidade de gás cósmico é expulso para todos os lados do espaço. A “carnificina intergaláctica” pode ocorrer se a NGC 7318B cair no centro do grupo, em uma velocidade de milhões de quilômetros por hora.
De acordo com as informações liberadas pela NASA, uma colisão como essa formaria uma nova galáxia com mais de 100 aglomerados de estrelas, cada qual composta de milhões de estrelas.
Postar um comentário

Lei federal cancela carteira de habilitação vencida há mais de 30 dias? Uma corrente no WhatsApp circula com uma notícia falsa que ...