quinta-feira, 12 de abril de 2012

A planta ideal para cada signo

Se ver uma planta quase totalmente seca em um jardim, possivelmente ela estará sob os cuidados de um geminiano ou sagitariano. Já se o quintal estiver florido, provavelmente um nativo de touro, câncer ou virgem estará a cargo de seu cuidado.
Os signos do zodíaco têm características diferentes, uns têm nativos mais desligados, outros são mais zelosos, mas todos podem encontrar a planta ideal para cultivar em casa. Com a ajuda do psicoterapeuta Daniel Pires Rodrigues Nunes, que é também professor de astrologia e educador ambiental, listamos qual espécie melhor se encaixa no perfil de cada signo. Confira.
Aquário - Hortelã
Fraternais e sempre em busca de amizades, os aquarianos podem investir no cultivo do hortelã.
Uma planta geralmente apreciada por todos - é muito comum ver pessoas distribuindo raminhos da espécie para fazer um chazinho - brota facilmente e dificilmente morre, mesmo descuidando um pouco dela.
Fácil de cultivar, o hortelã tolera tanto ambientes ensolarados quanto com mais sombra, e gosta de solo úmido. A erva pode ser plantada o ano inteiro, mesmo em espaços pequenos.
Com aroma forte e característico, tende a se disseminar e pode cobrir todo o jardim se deixado sem cuidados.
O hortelã também é indicado para problemas digestivos, alivia enjoos e pode ser usado para combater inflamações.
Áries - Acácia
Assim como os nativos do signo de áries, a acácia é uma planta que já nasce lutando pelo seu espaço. Para vencer os obstáculos e desafios, ela cresce rápido, com espinhos em seus galhos para não deixar que nenhum animal devore suas folhas. "É exatamente como os arianos, que precisam o quanto antes iniciar seus projetos, correr atrás de um objetivo, direcionando muita força para conseguir aquilo que deseja", afirma o psicoterapeuta Daniel Pires Rodrigues Nunes, que é também professor de astrologia e educador ambiental.
Para cultivar a acácia é preciso ter espaço. De folhagem sempre verde e flores amareladas, que parecem pequenos pompons, desenvolve-se rapidamente até atingir o porte de uma árvore, se plantada no chão. Ela também pode ser cultivada em vasos grandes, e fica muito bem na decoração da casa.
Câncer - Violeta
Geralmente românticos e dotados de uma delicadeza peculiar, os nativos de câncer se darão muito bem no cultivo de violetas. Como o signo mais dedicado na questão do cuidado, o canceriano não poupará esforços para procurar o melhor lugar da casa para que sua planta floresça de forma duradoura. 
Este instinto cuidador é importante porque a violeta necessita de cuidados intensos, como ser regada com mais frequência - mas sem encharcar o solo, para não apodrecer a raiz. A flor também gosta de ficar em lugares iluminados, sem incidência de luz solar direta, e pede adubação regularmente. Mas, apesar do trabalho, quando ela estiver carregada e colorida, o canceriano se sentirá recompensado, já que muitas vezes faz coisas pelos outros esperando algo em retribuição.
Capricórnio – Cavalinha
Geralmente preso às tradições, o nativo de capricórnio vai gostar de cultivar uma planta pré-histórica, como a cavalinha, já que o signo é bastante conectado ao passado e às coisas que funcionaram ao longo do tempo. Usada em chás, infusões ou chimarrão, a planta repõe no organismo os sais minerais perdidos.
Com a responsabilidade que lhe é característica, o capricorniano terá facilidade para cuidar da espécie. Com seu aspecto peculiar – parecida com uma coluna vertebral – a planta cresce em diversas temperaturas, e é tolerante a baixas temperaturas. A cavalinha gosta de solo úmido, portanto, se plantada em canteiros comuns ou vasos, regue-a regularmente.
Escorpião – Açafrão
O açafrão, planta bulbosa com folhas finas e estreitas, pode ser uma boa opção de cultivo para os nativos de escorpião. A espécie tem raiz subterrânea e, num dado momento, nascem as folhas e, em outro, a planta desaparece para depois nascer novamente – uma característica bem própria dos escorpianos que, de repente, precisam se retrair para analisar seus sentimentos e, depois, voltam à vida revigorados.
O açafrão é um tempero que dá uma cor forte aos alimentos, o que pode agradar em cheio os nativos de escorpião, que gostam de coisas e sentimentos intensos. Nos cuidados com a planta, recomenda-se que ela seja colocada em locais com boa iluminação e pouca sombra. A espécie pode dar flores roxas claras que geralmente aparecem no mês de outubro.
Leão - Girassol
Assim como o leão, que gosta de brilhar e chamar a atenção, a flor mais indicada para esse signo não poderia ser outra senão o girassol. Assim como o nativo de leão, que gosta de atrair olhares de admiração, o girassol geralmente encanta por sua cor forte e seu tamanho exuberante.
A espécie tem alta capacidade de absorção de água e nutrientes, mas precisa de ambientes ensolarados, recebendo pelo menos três horas de sol por dia. Para cultivá-la também é necessário dispor de um certo espaço, porque é necessário que ela se enraize bem para dar flores bonitas.
“Para o leonino se sentir mais estimulado e interessado pelos girassóis, a dica é colocar a planta em um lugar onde outras pessoas possam vê-los e elogiá-los. Desta forma, o nativo de leão se sentirá mais motivado a cuidar da flor”, afirma o psicoterapeuta Daniel Pires Rodrigues Nunes, que é também professor de astrologia e educador ambiental.
Árvore-da-Felicidade
Libra é um signo que gosta de equilíbrio e cultiva muito a harmonia nos relacionamentos. Deste ponto de vista, nada melhor do que escolher a árvore-da-felicidade, uma planta que pode ser cultivada em “casal”, com o “macho” e a “fêmea” em um único vaso.
Da mesma maneira que o libriano não gosta de ficar sozinho e precisa do outro para se conhecer melhor, os pés das espécies podem ser plantados separadamente, mas necessitam de outro para se reproduzir.
Assim como os librianos, a árvore-da-felicidade gosta de ambientes arejados e com boa luminosidade. Por isso, mantenha a planta à meia sombra.
Para cuidar bem dela, tem que aguar quase todo dia, mantendo a terra sempre úmida.
Gêmeos - Gengibre
O curioso nativo de gêmeos está sempre tentando saber mais sobre as coisas. Com asplantas não é diferente. Mas logo que aprende um pouco mais a respeito de uma espécie, pode perder o interesse por ela ou mudar o foco rapidamente. Por conta disso, o melhor mesmo é não arriscar e cultivar uma planta que possa ser “esquecida” eventualmente, como o gengibre.
A planta de folhas verdes escuras e flores amarelo claro, que pode atingir mais de um metro de altura, pode até ser deixada de lado por alguns dias sem morrer. É que a espécie vai sobrevivendo debaixo da terra com o acúmulo de líquidos. Além disso, do gengibre é possível fazer chá considerado bom para a garganta, ótimo para quando o geminiano resolver falar demais.
Peixes - Alecrim
Geralmente sonhadores e avoados, os nativos de peixes não devem se comprometer com plantas que exijam muitos cuidados e regas constantes. 
Desta maneira, uma boa opção pode ser o alecrim, que não precisa ser molhado com frequência, nem necessita de um solo com muitos nutrientes. Basta deixá-lo no sol.
Outra característica importante é que o chá de alecrim é considerado bom para o cérebro, pois dilata os vasos sanguíneos e oxigena o cérebro. Nada melhor para os piscianos, que precisam, muitas vezes, de energia para direcionar o pensamento e sair da fantasia.
Sagitário – Pimenteira
Inquietos e com necessidade de expandir energia, os sagitarianos podem cultivar com sucesso umvaso de pimentas, que remete ao calor interno e ao fogo. Sempre lutando pelos seus ideiais com muita fé, a pimenteira também pode sinalizar sorte e proteção contra maus fluídos.
Outra vantagem é que seu cultivo é simples, ótimo para o sagitariano que costuma ficar desmotivado se a planta não florir logo e não lhe trouxer uma sensação prazerosa. Basta garantir ao menos seis horas de insolação diária, direta ou não, e regar três vezes por semana. Prático e fácil, para que o sagitariano não desanime de cuidar dela.
Touro - Rosa
O signo que representa a beleza e a sensualidade só poderia pedir a mais bela e apreciada dasflores: a rosa. Os nativos deste signo valorizam e apreciam as coisas boas e bonitas da vida. Portanto, nada melhor do que cultivar rosas no jardim ou em pequenos vasos.
Os cuidados são relativamente fáceis. Dê preferência a locais ensolarados e bem arejados, mantenha o solo úmido e sempre com matéria orgânica. O único desafio para os taurinos que pretendem cultivar este tipo de flor são as podas. Apegados, será preciso abrir mão da ligação com as flores para fazer as podas necessárias. Lembrem-se, a planta só ficará bonita com estes cuidados.
Virgem – Orquídea
Metódico e muito criterioso, o virginiano saberá cuidar muito bem de flores que exigem maior conhecimento do cultivo, como as orquídeas. Cada espécie determina um cuidado diferente, e o organizado nativo de virgem não se esquecerá de nenhum detalhe.
Muito delicada, a orquídea precisa de rega no ponto certo, local iluminado e ventilado e adubo fornecido de maneira correta para florir (e apenas uma ou duas vezes por ano, na maioria das espécies). Mas o trabalho combina muito com o nativo de virgem, que não poupará dedicação para cuidar bem, e diariamente, da bela espécie.
Postar um comentário

SERÁ QUE OS OVOS DE CASCA ESCURA SÃO MAIS SAUDÁVEIS DO QUE OS BRANCOS? A ideia de "não julgar um livro pela sua capa" pode func...