quinta-feira, 5 de abril de 2012

Pêndulo da verdade na Idade Média

Arte pulp, originalmente publicada na cada da revista Real Men em 1964. O artista Vic Prezio parece ter se inspirado no filme A Mansão do Terror/O Poço e o Pêndulo (Pit and the Pendulum, 1961 de Roger Corman).

Pêndulos são das mais diabólicas ferramentas utilizadas pela Inquisição Espanhola em seus interrogatórios. Foi registrado no conto de Edgar Allan Poe de 1842, transposto para a tela por Corman.

A intenção em primeiro plano não era matar, já que a lâmina dividiria o suspeito em poucas passadas, mas para efeito psicológico. Ainda assim, pelo mecanismo exigido, sendo que há formas mais simples de se chegar ao mesmo resultado, só uma mente bastante perturbada a utilizaria.

Talvez por isso, alguns historiadores contestam sua existência, apostando que foi uma invenção da mente sombria de Poe. O Discovery Channel tentou reproduzir no programa Death Machines e o resultado foi inconclusivo.

O History num episódio da série Surviving History foi mais feliz com uma replica em tamanho maior, assista trecho com a experiência em prática clicando aqui. Seria possível construir e fazer funcionar um pêndulo desses há vários séculos.
Postar um comentário

SERÁ QUE OS OVOS DE CASCA ESCURA SÃO MAIS SAUDÁVEIS DO QUE OS BRANCOS? A ideia de "não julgar um livro pela sua capa" pode func...