terça-feira, 17 de abril de 2012

O doce sabor da siriguela

 


Por: Chef Raphael Cavalcanti

Confira todos os posts desse colaborador na seção: “Cozinha Brasileira”
Hoje, para o Restaurante em SP, venho falar um pouco sobre uma deliciosa fruta brasileira: A Siriguela ou ciriguela, fruto da (Spondias purpurea L.), pertencente à família das anacardiáceas. A fruta é encontrada nas Américas Central, e do Sul, e no Brasil é frequente nas vegetações de cerrado e caatinga. 
Vendida aos montes, nas feiras livres do norte/nordeste, a siriguela é uma fruta extremamente popular na região. Sua frutificação e colheita ocorrem normalmente desde outubro, até fevereiro do ano subsequente. Seus frutos variam de tonalidades em sua película protetora que partem do verde, passando pelo amarelo, até chegar ao vermelho escuro, de acordo com o processo evolutivo do seu grau de maturação.
Seu sabor extremamente doce, quando madura, é a alegria de crianças e adultos durante o período de safra, e às vezes constitui muito mais um “passatempo” do que realmente um gênero alimentício. Na região Nordeste existe o hábito de apreciar uma boa dose de cachaça com alguma fruta in natura para “tirar o gosto”, e a siriguela é uma das preferidas. Seu grande caroço e sua polpa amarela, pouco farta, dificultam o seu beneficiamento, mas ainda há aqueles que se arrisquem a extrair a sua polpa para a confecção de sucos, geleias, doces e sorvetes.
Em suas propriedades, a siriguela possui vitaminas A, B e C; E também é rica em cálcio, ferro e fósforo.
Para finalizar, segue a receita de um refrescante cocktail com sabor genuinamente brasileiro!
Caipirinha de siriguela e caju
7 Siriguelas descaroçadas
1/2 Caju em rodelas
1 Colher de açúcar refinado
1 Dose de aguardente de cana (cachaça)
6 Pedras de gelo
Método de preparo:
1. Em uma coqueteleira coloque todos os ingredientes e bata bem por um minuto, até que o suco das frutas seja extraído, e a dissolução do açúcar se dê por completo.
2. Verta o coquetel sobre um copo short drink.
3. Se necessário adicione mais algumas pedras de gelo.
4. Sirva imediatamente.
A versão com vodka também é deliciosa!
Postar um comentário

MELHORE SUA ATENÇÃO: VEJA 10 ALIMENTOS QUE AJUDAM SEU CÉREBRO A RENDER MAIS Nem sempre nós conseguimos ter hábitos que nos ajudam a mant...