sexta-feira, 6 de abril de 2012

Dúvidas na compra do seu primeiro carro? O Guia dos Solteiros vai te ajudar!

Mar. 29th | Posted by 0 comments



Veja que detalhes devem ser levados em conta na hora de adquirir seu primeiro carro, e como fazer uma boa escolha!
clip image001 thumb Dúvidas na compra do seu primeiro carro? O Guia dos Solteiros vai te ajudar!
Chega o momento na vida de uma pessoa em que é hora de adquirir o primeiro carro. Realmente, comprar um carro é ótimo: é um bem próprio, facilita a sua vida, existem milhares de modelos (um mais bonito que o outro) e hoje, além de tudo, existe muita facilidade na hora da compra. Às vezes, carros com um ou dois anos de uso oferecem vantagem financeira, pois são nos dois primeiros anos que sofrem maior depreciação. Há muito que se considerar neste ponto.
Se alguns modelos despertaram mais o seu interesse, compare os preços, o design, as especificações técnicas (como potência do motor, quantos cavalos, etc.) e avalie se o carro atende as suas necessidades. Importantíssimo: leve em conta os gastos que o carro terá ao logo de sua vida útil em termos de rodagem e manutenção. Um carro pequeno chega a despender até R$ 10 mil por ano (cerca de R$ 830,00 por mês).
Este valor inclui as despesas com combustível, seguro, serviços, peças, mão de obra e impostos (como o IPVA). Por isso, para não arrumar dores de cabeça futuras, é preciso saber que a compra do carro implica em despesas posteriores. Planejamento é imprescindível. Assim, é imprescindível seguir nossas dicas abaixo:


Novo ou usado? À vista ou à prazo?
Essa é uma dúvida que atinge todas as pessoas que vão comprar um carro, seja a primeira ou a décima vez! Para você, que vai comprar o primeiro carro e é jovem, os economistas sugerem que um carro usado é a melhor solução. Nos últimos tempos, muitas pessoas trocaram de carro sem realmente precisar, então você paga mais barato, tem um carro novo por ainda dois ou três anos e guarda o resto do dinheiro para outras coisas.
O ideal seria que você guardasse o máximo de dinheiro que conseguir antes de comprar o carro e então a entrada seria grande e você precisaria dividir apenas uma pequena parte do custo. Tente juntar ao máximo para dar uma entrada de no mínimo 40% do valor do carro, mas o recomendado é algo beirando os 60%, para evitar juros extorsivos.
Consumo
Normalmente, quem compra o primeiro carro, não costuma estar cheio da grana, por isso, estar atento ao consumo do mesmo é fundamental. A não ser que você viaje muito e sempre com o carro cheio, necessitando de muita potência, um carro 1.0 é mesmo a melhor escolha. No máximo 1.4 se ele ainda conseguir fazer cerca de 12 km por litro na cidade. Acima disso, sua despesa com gasolina pode subir bastante.
clip image002 Dúvidas na compra do seu primeiro carro? O Guia dos Solteiros vai te ajudar!
Manutenção
Existe uma velha máxima que diz que “carro é como um filho”, e de certo modo é mesmo. Os custos com manutenção devem sempre ser levados em conta. Converse com mecânicos e com quem já tem um modelo que você pretende comprar. Pesquisar nesse caso nunca é demais: para muitos, um carro não é só um bem, é a realização de um sonho. Cuidado com modelos chineses e importados, procure saber em revistas e fóruns como se dá a compra de peças, pois em muitos casos algumas peças podem demorar até 3 meses para chegar.
Uma boa alternativa para economizar na manutenção do seu carro é utilizar os pacotes de manutenção que sites de compras coletivas volta e meia anunciam. Recomendo fortemente o site do Groupon.com.br para isso, que costuma ter ofertas excelentes e cumpre o que promete.


 
Postar um comentário

SERÁ QUE OS OVOS DE CASCA ESCURA SÃO MAIS SAUDÁVEIS DO QUE OS BRANCOS? A ideia de "não julgar um livro pela sua capa" pode func...