quarta-feira, 25 de abril de 2012

Como as abelhas fazem o mel?

“Eu sei que as abelhas visitam as flores para coletar néctar para produzir o mel. Mas o que elas fazem dentro da colméia que o néctar se transforma em mel? O que elas fazem com o mel? Comem? Sandro Antônio Neto – Niterói/RJ
Sandro, sabemos que existem diferentes funções dentro de uma colméia, não é? As abelhas que buscam o néctar das flores para a produção de mel, são chamadas de “abelhas campeiras”. Mas elas não carregam baldinhos como nos desenhos animados. Na verdade, além de uma espécie de bomba de sucção, elas possuem uma região no estômago reservada para a estocagem do néctar. Em uma viagem, uma abelha campeira pode visitar milhares de flores até preencher este reservatório. É um trabalho duro!
Quando elas retornam à colméia transferem o néctar coletado para as “abelhas engenheiras”. Essas sim são responsáveis pela produção do mel e para isso, o primeiro passo é retirar o excesso de umidade. As engenheiras tomam o néctar das campeiras estendendo a tromba (um parte alongada da boca) e sugando rapidamente. Ela manipula o mel dentro da boca, vai para uma parte da colméia onde o produto será estocado. Com a cabeça erguida, por várias vezes, estica e retrai a tromba. Esse processo expõe a gota de néctar à ação do ar e provoca a sua evaporação, resultando num produto mais concentrado para só aí, ser depositado na célula (favo).
Durante esse processo de retirada da umidade, as abelhas introduzem através da saliva enzimas como a invertase que converte o açúcar do néctar em dois outros açúcares: glicose e frutose e a glicose oxidase, que convertem glicose em ácido glicônico, o que torna o mel ácido e protege contra as bactérias que o fariam fermentar.  Uma vez depositada e preenchida a respectiva célula, esse produto (que ainda não é mel) será lacrado com cera pelas abelhas e só depois de 48 horas, teremos o mel.
O objetivo principal da produção de mel é exatamente manter o suprimento alimentar da colméia. Ou seja, as abelhas se alimentam vigorosamente do próprio mel que produzem. Além disso, se alimentam de pólen que geralmente vem preso nas pernas “peludas” das campeiras. Alguns apicultores chamam o pólen de “pão de abelha”. É como se ele fosse uma variação no cardápio alimentar!
:wink: Quando as abelhas campeiras pegam o néctar, também carregam o polén das flores presos nas pernas. Além de ajudar na polinização, elas ainda levam um lachinho para as colegas de trabalho!
xD Após o processo de redução do néctar e das reações químicas, o mel é estocado nos favos e lacrado com cera!
Postar um comentário

SERÁ QUE OS OVOS DE CASCA ESCURA SÃO MAIS SAUDÁVEIS DO QUE OS BRANCOS? A ideia de "não julgar um livro pela sua capa" pode func...