terça-feira, 24 de abril de 2012

Bolo de Beterraba com Cobertura de Chocolate




Bolo de Beterraba é muito gostoso e nutritivo! Aprendi esta receita há bastante tempo, com uma antiga vizinha. O interessante, é que a massa crua fica com uma cor avermelhada linda. Depois de assado, no entanto, o bolo fica mais escuro! ;)
Usei a Beterraba em Cubos da Vapza, já cozida no vapor e prontinha para entrar na receita. Quem preferir, pode cozinhar as beterrabas e deixar esfriar bem, antes de usá-las!
Ingredientes:
- 250g / 300g de beterraba cozida, picada e fria
- 3 ovos
- 1/2 xícara (chá) óleo
- 1 1/2 xícara (chá) açúcar
- 2 xícaras (chá) farinha de trigo
- 1 colher (sopa) fermento em pó
Modo de Preparo:
Peneire a farinha com o fermento e reserve.
Bata no liquidificador, a beterraba com os ovos, o óleo e o açúcar. Junte as duas misturas e mexa com um fouet, até incorporar. Fica uma massa um pouco pesada, de cor linda.
Coloque numa assadeira untada e enfarinhada. Leve ao forno pré-aquecido por cerca de 30 minutos. Faça o teste do palito. Desenforme morno.
Faça furos na superfície do bolo com um garfo e cubra rapidamente, com a cobertura de chocolate bem quente. Esta cobertura, é aquela que fica açucarada por cima do bolo, então, deve ser feita e usada na hora.

Cobertura de Chocolate:
- 5 colheres (sopa) açúcar
- 4 colheres (sopa) chocolate em pó
- 2 colheres (sopa) leite
- 1 colher (sopa bem cheia) manteiga
Misture todos os ingredientes e leve ao fogo médio, mexendo sem parar. Assim que levantar fervura, desligue e coloque sobre o bolo.
Postar um comentário

SERÁ QUE OS OVOS DE CASCA ESCURA SÃO MAIS SAUDÁVEIS DO QUE OS BRANCOS? A ideia de "não julgar um livro pela sua capa" pode func...