sexta-feira, 20 de abril de 2012

As vantagens de comer Banana

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Abril 14, 2012 às 18:15
mulher vantagens banana
É quase impossível não termos bananas em casa, uma vez que é uma fruta muito popular, nutritiva e barata, tendo em conta o facto que a maior parte das pessoas adora esta fruta.
A banana é um excelente alimento para as crianças pelas suas propriedades nutricionais e por ajudar na prevenção de doenças.

As propriedades nutricionais da Banana

A banana é uma fruta rica em ferro, que ajuda a prevenir anemias, principalmente em grávidas e crianças. Também contém magnésio, que ajuda na prevenção de alergias e cálcio, que é responsável pela formação dos ossos e dentes, sendo muito rica em potássio, responsável pela contracção muscular e para evitar cãibras, sendo altamente recomendada para quem pratica desportos.
Quanto às vitaminas presentes nesta fruta, a banana contém betacaroteno, que é precursor da vitamina A e vitamina C que ajuda o sistema imunológico, B1 que mantém o funcionamento normal do sistema nervoso, músculos e coração, B2 que ajuda na cicatrização de feridas e B5 que interfere no metabolismo de açúcares e gorduras.
Esta fruta ainda contém frutose (Açúcar dos frutos), um açúcar que proporciona energia ao organismo, e é muito mais saudável do que o açúcar refinado comum.
Estudos recentes mostraram que a maioria das pessoas que apresentam problemas de depressão apresentaram uma melhora significativa quando colocados em refeições com a presença da fruta. Isto ocorre devido a uma proteína (triptofano) presente na banana que o nosso corpo converte em serotonina, uma substância que ajuda a pessoa a relaxar e que graduadamente faz nos sentirmos melhor.

A banana na prevenção de doenças

A banana alcaliniza o sangue, sendo indicada no caso de acidez no estômago, facilitando assim a digestão. Também é indicada nos casos de infecção do fígado, fortalecendo as células. Estimula os rins na purificação dos elementos tóxicos.
O seu sumo é recomendado para tratar as doenças dos rins, nefrite, hidropisia, obesidade, problemas do fígado, tuberculose e problemas no estômago, problemas do sistema nervoso como insónias e enxaqueca.

O consumo da banana

Quando for comprar bananas, estas não devem estar 100% maduras, prefira aquelas com casca amarela, um pouco esverdeadas e com manchas castanhas. Evite aquelas com partes moles e estragadas. Deixe-as, amadurecer na fruteira, ou noutro local fresco e arejado. A fruta ficará boa para o consumo, com todo o seu sabor apurado, quando a sua casca estiver completamente amarela (incluindo as pontas).
Já pensou em comer bananas verdes? Não? Então considere! Nesse “estado”, a fruta é classificada como um alimento funcional, que nutre e ainda previne doenças. A sua polpa é rica em amido resistente, molécula parecida com a fibra. Ou seja, além de auxiliar no bom funcionamento do intestino, o fruto aumenta a saciedade – na prática, não terá aqueles picos de fome excessiva.
“Estudos indicam que o consumo de amido resistente também actua na redução do colesterol, o que afasta doenças cardíacas”
A forma de consumir a fruta verde é na forma de “farinha”, ou seja, cozinhe seis bananas com casca na panela de pressão, por 15 minutos, e bata tudo no liquidificadora até virar um puré. Adicione esta mistura a sopas, caldos, molhos ou no feijão e ganhe muito mais saúde.
Nota:
  • Uma unidade tem aproximadamente 90 calorias e 22g de hidratos de carbono.
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