domingo, 18 de março de 2012

Cédula Comemorativa de 10 Reais (2000)

Cédula Comemorativa
Exemplar: Em 22 de abril de 2000, o Banco Central do Brasil, na comemoração dos 500 anos do descobrimento do Brasil, emitiu uma cédula comemorativa. Suas dimensões eram de 140x65mm e seu material é de polímero, ao contrário do papel moeda das demais cédulas. O reverso mostra a efígie de Pedro Álvares Cabral, o mapa "Terra Brasilis", uma das primeiras representações da nova terra; um trecho da carta de Pero Vaz de Caminha, primeiro documento a descrever características do lugar e da sua gente; e uma rosa dos ventos, instrumento de navegação extraído da cartografia portuguesa do século XVI. À direita do mapa, estão representadas, também, cinco naus da expedição de Cabral. Ao fundo, encontra-se composição de elementos decorativos de azulejos portugueses, linhas sinuosas e representações da Cruz da Ordem de Cristo, símbolo presente nas embarcações portuguesas da época. O anverso mostra uma versão estilizada do mapa do Brasil, formada por quadros, alguns deles contendo fisionomias típicas do povo brasileiro (índio, branco, negro e mestiço), retratando uma característica marcante do Brasil contemporâneo: a pluralidade étnica e cultural. Veja o exemplar abaixo:

Reverso
Anverso


Pedro Álvares Cabral
Personagem: Pedro Álvares Cabral (1467 - 1520). Fidalgo nascido em Belmonte, Portugal, foi navegador e explorador. Para nós brasileiros, sua viagem mais importante foi a de Reconhecimento da então Ilha de Vera Cruz (atual Brasil). Após a chegada ao Brasil, Cabral retoma a rota até as Índias Ocidentais em busca de especiarias, o mesmo caminho feito por Vasco da Gama dois anos antes. Faleceu em Santarém (Portugal) de causas não especificas. Após sua morte, Cabral ficou esquecido por 300 anos até que o imperador brasileiro D. Pedro II procurou resgatar sua memória. Atualmente, Cabral é considerado um heroi nacional e foi homenageado de diversas formas no Brasil e em Portugal.
Ps: Parte desse texto encontra-se em outras postagens sobre Cabral.
Postar um comentário

TALVEZ DESCONHEÇA SOBRE OS BURACOS NEGROS 1 – Eles não foram descobertos por Einstein Apesar de muita gente associar a descoberta dos ...