quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Imagem do Dia: Ondas de rádio emitidas por humanos estão a 1,88 quatrilhão de km da Terra

  Desde a invenção do rádio, mais de um século atrás, o homem transmitiu ondas para o espaço na esperança que alienígenas em nossa vizinhança pudessem ouvir.
No entanto, apesar das ondas terem viajado 200 anos-luz para todas as direções, elas precisam viajar mais 118.800 anos luz para que toda a Via Láctea possa “escutar” o som emitido.
Na foto, o pequeno ponto amarelo é a Terra. É possível observar o pequeno caminho que as ondas de rádio percorreram desde 1895 e quando consideramos que existem bilhões de galáxias no Universo, a busca por vida extraterrestre usando este método certamente é algo muito improvável.
  Apesar disso, esta distância não é pouca coisa. Levando em conta que, na velocidade da luz, poderíamos pousar em Marte com apenas 4 minutos. Um ano-luz tem 9,4 trilhões de quilômetros, logo as ondas de rádio que os humanos emitiram desde a primeira transmissão estão a 1 quatrilhão e 880 trilhões de km de distância.
Postar um comentário

SERÁ QUE OS OVOS DE CASCA ESCURA SÃO MAIS SAUDÁVEIS DO QUE OS BRANCOS? A ideia de "não julgar um livro pela sua capa" pode func...