sexta-feira, 7 de outubro de 2016


Sabes o que são aquelas bolas laranja nos cabos de alta tensão? Nem imaginas!



Quantas vezes já te perguntaste o que seriam e qual a utilidade daquelas bolas alaranjadas nos fios de alta tensão? Podes pensar que se trata de uma forma de sinalização, mas não é apenas isso.

Você já viu aquelas bolas laranjadas nos fios de alta tensão? Qual seria a finalidade delas? Segundo a Companhia Paranaense de Energia, Copel, estas bolas, que são instaladas nas redes de alta tensão, são esferas de fibra de vidro usadas para indicar a existência dos fios à pilotos de aeronaves que possam sobrevoar a área.

“A instalação é obrigatória e está prevista nas normas do setor elétrico nacional, a fim de evitar acidentes com aviões e helicópteros”, afirma a companhia.

Mas e quanto a cor? A esfera sinalizadora tem uma cor tão característica porque o alaranjado é chamativo e facilita a visualização e identificação do risco a uma longa distância. É por isso também que as caixas negras dos aviões na verdade não são pretas, mas também laranjas.

Raios


Além de serem colocadas nas torres de alta tensão para facilitar a visualização dos cabos por pilotos de aviões e helicópteros. Essas bolas, que são tecnicamente chamadas de esferas dissipadoras eletro-geométricas, servem também para atrair os raios.


Dessa maneira, as esferas evitam que eles possam atingir os fios e os transfere pelo cabo de uma esfera para a outra, até que a corrente elétrica chegue à estrutura metálica das torres, e atinja o solo. Assim, elas evitam que o raio parta os cabos e os atire sobre as estradas, o que poderia provocar graves acidentes.

É importante lembrar que as bolsa são colocadas nos cabos de aço entre as torres e não nos fios de alta tensão, como costumamos imaginar. Por isso é possível o efeito “para-raio”.

Os para-raios convencionais, por outro lado, não são muito viáveis às torres, o que não acaba sendo um grande problema, já que as esferas laranjas são eficientes.

Material


As esferas sinalizadoras são feitas de resina de poliéster e reforçadas com fibra de vidro. Elas foram projetadas para serem resistentes a granizo, chuva, sol ou qualquer outro efeito climático que possa causar danos.

Essas bolas parecem pequenas quando olhamos de baixo, mas elas possuem cerca de 60 cm de diâmetro, mais que o dobro de uma bola de basquete, por exemplo, que tem em média 26 cm de diâmetro.

O peso delas também é outra coisas que chama a atenção, cada esfera pode chegar a pesar até 5 quilos.

FONTE:http://www.worldnoticias.com/2016/10/sabes-o-que-sao-aquelas-bolas-laranja.html
Postar um comentário

Revista Sexy Especial :: Mari Lopes Mari Lopes  nua na Revista Sexy Especial de abril. A musa do Flamengo nos mostra como é fácil ...