quinta-feira, 23 de junho de 2016


Cientistas criam primeiro líquido poroso

líquido absorvente
Líquido Poroso
Uma equipe internacional de químicos criou o primeiro líquido poroso do mundo. O avanço tem  potencial para ser aplicado na tecnologia química conhecida e também para alcançar novas metas de pesquisa.
O primeiro líquido poroso (cheio de furos) produzido por químicos da Universidade Queen de Belfast, em colaboração com colegas da Universidade de Liverpool e outros cientistas internacionais, adquire importância especial pela sua capacidade de dissolver grandes quantidades de gases, absorvendo-os em seus “poros”, relata o portal Ciência World Report.
“Os materiais (matéria)  que contêm buracos permanentes (poros) são importantes tecnologicamente. Eles são usados ​​para a fabricação de uma variedade de produtos, desde garrafas de plástico até combustível. No entanto, até recentemente,  os materiais porosos tinham apenas formas sólidas e não líquidas”, disse o professor James Stuart  da Escola de  Química e Engenharia, Queen.
“O que fazemos é criar um líquido especial, desenvolvendo as formas das moléculas que o compõem para que o líquido não possa preencher todo o espaço”, diz o pesquisador.
Os químicos dizem que sua invenção poderia dar  impulso no desenvolvimento de , por exemplo, processos químicos mais eficientes e  mais  limpos como, por exemplo,  a captura de carbono.  As usinas térmicas, por sua vez, poderiam usar esse mecanismo para capturar gases de efeito estufa, em vez de liberá-los na atmosfera.
Fonte – RT-TV
Postar um comentário

Revista Sexy Especial :: Mari Lopes Mari Lopes  nua na Revista Sexy Especial de abril. A musa do Flamengo nos mostra como é fácil ...